segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ginástica Prática X Ginástica Modalidade


       Existe distinção entre a ginástica como modalidade esportiva e a ginástica como prática milenar de exercícios físicos metódicos. Amoros definiu a ginástica como a “ciência racional de nossos movimentos, de suas relações com nossos sentidos, inteligência, sentimentos e costumes e o completo desenvolvimento de nossas faculdades ”. Também já foi definida de outra forma: “A ginástica é a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim prático”
      Como modalidade esportiva a ginástica teve sua oficialização e regulamentação há pouco tempo, enquanto que na mera condição de prática metódica de exercícios física já a encontramos nas civilizações da China e da Índia, nos idos do ano 2.600 AC. , tendo sido amplamente desenvolvido pelos gregos e daí seguiu o rastro cultural do Helenismo, passando ao Império Romano e chegando aos nossos dias.[...]
      Com a evolução da educação física, a ginástica se especializou, de acordo com as finalidades com que é praticada ou então em correspondência com os movimentos que a compõem.  A ginástica como modalidade esportiva vem se desenvolvendo bastante nos últimos tempos. No elenco de provas esportivas dos Jogos Olímpicos talvez seja um dos espetáculos mais belos e de maior poder de atração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário