segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ginástica Francesa - Histórico I

    Ao longo de todo o século XIX, na Europa, a ginástica científica afirma-se como parte significativa dos novos códigos de civilidade. Onde se exibe um corpo ereto, rígido, simétrico. Cujo enfoque é destinado aos exercícios físicos para moldar e adestrar o corpo, para se assegurar a ordem coletiva, dita pela sociedade burguesa
    Nesse período, surge a ginástica francesa, com o Coronel espanhol Francisco Amoro, que dizia, a formação da criança não era apenas vista como a aplicação do exercício físico mas também estético e sensorial.
    Amoros conseguiu demonstrar uma relação direta que poderia existir entre “sua” ginástica e a saúde dos indivíduos. Ele também foi considerado precursor da ciência da análise e mecanismo do movimento. Outra característica importante além da eficiência também a beleza do movimento. Ganha-se destaque a questão da estética, ou seja, o “corpo belo”.
    Segundo momento da Ginástica na França, embora com questões militares, [...] Entre as atividades que lá ocorriam, destaca-se grandes festas cívicas, realizadas anualmente, alguns atos que ele classifica como virtude e bondade, como por exemplo o salvamento, daí a necessidade do ato de nadar. Nadar este, que passa desde a visão utilitária bem como a visão “máquina”.

12 comentários: